TAJÁ, A PLANTA ENCANTADA QUE ESPANTA OS LADRÕES | Misticamente

TAJÁ, A PLANTA ENCANTADA QUE ESPANTA OS LADRÕES

 

O tajá é uma planta muito comum nos jardins e pátios paraenses. Há diversas variedades de tajá, uma para cada gosto ou finalidade.

 

O tajá "curado", ou seja, trabalhado nos segredos e mistérios da magia nativa, constitui-se num inestimável auxiliar e protetor do seu possuidor, podendo ser usado para atrair a felicidade, o amor, a sorte na caça e na pesca.

 

TAJÁ, A PLANTA ENCANTADA QUE ESPANTA OS LADRÕES

 

Não é apenas pelo seu feitio decorativo que o tajá (Caladium bicolor) é festejado na Amazônia como planta de estimação. Mais do que pela esbelteza das folhas, pela graça e pela elegância do corte, pela simplicidade geométrica das linhas, ele possui segredos e mistérios que só a alma cabocla entende e aprecia.

 

Enorme é a variedade dessas plantas que formam as vistosas e esmeradas toiças da planície: tajapeba, com a sua raiz chata; o tajá-piranga, de uma coloração vermelha, belo aspecto, perigoso pelo veneno, e cujas raízes eram utilizadas pelos indígenas do Uaupés como o castigo para as mulheres curiosas que se atreviam a espiar as cerimônias maçônicas do Jurupari, o tajá-pinima, o tajá tatuado, cheio de manchas; o tajá grande, o tajá preto, o tajá-de-sol, o tajá membeca, o tajá-puru, este a espécie mais sugestiva e preferida pelas virtudes que lhe são atribuídas às raízes de fazer-nos felizes nos amores e afortunados e bem sucedidos na caça e na pesca.

 

TAJÁ, A PLANTA ENCANTADA QUE ESPANTA OS LADRÕES

 

É variada e encantadora, na Amazônia, a superstição do tajá. Existe na família das aroideas uma profusão de espécies que se prestam, admiravelmente, às abusões do povo. Entre estas, vale citar o tajá-cobra. Diz-se que protege a casa contra os ladrões. Uma folha, posta na parede, estende-se em volta e toma conta do domicílio. Se este é visitado por gatunos, o tajá-cobra reconhece o meliante e dá-lhe o bote, tal como o faria uma serpente. História semelhante é atribuída ao tajá-onça.

 

TAJÁ, A PLANTA ENCANTADA QUE ESPANTA OS LADRÕES

 

A mais bela versão é, entretanto, emprestada ao tajá-sol. Possui este, no centro da folha, uma grande mancha vermelha com o formato de um coração cercado pela moldura verde. Quando os índios estavam longe de sua amada e sentiam a necessidade de vê-la, recorriam a um processo mais veloz que o aeroplano e menos dispendioso que a televisão. Gritavam pelo nome da pessoa desejada, no centro do tajá-sol. E logo a imagem do ente querido aparecia na parte rubra da folha, como num espelho incendiado pelo poder da ausência.

 

Namastê! TAJÁ, A PLANTA ENCANTADA QUE ESPANTA OS LADRÕES

Nina Greguer

 

Querido leitor, se você gostou desse artigo, poderá gostar de nosso Manual Completo sobre Botânica Oculta e Medicinal! Clique no livro abaixo:

 TAJÁ, A PLANTA ENCANTADA QUE ESPANTA OS LADRÕES

 

Fontes:herbologiamistica /cultura1amazonia

Receba novidades



Gostou deste artigo? Compartilhe!


Siga-nos nas redes sociais.
ÓLEO DE MANJERICÃO: ATRAI A ENERGIA DA ABUNDÂNCIA E DA RIQUEZA
AROMATERAPIA: LISTA COM 35 ÓLEOS ESSENCIAIS E SEUS USOS MEDICINAIS