QUEM É O ESPÍRITO CONSOLADOR PROMETIDO POR JESUS? | Misticamente

QUEM É O ESPÍRITO CONSOLADOR PROMETIDO POR JESUS?

 

Se você me amais, guardai os meus mandamentos. E orarei ao Pai e Ele lhe dará outro Consolador, para que ele fique com você para sempre. Até o espírito da verdade; quem o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas o conhecereis; porque ele habita contigo, e estará em você. Mas o Consolador, que é o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, ele lhe ensinará todas as coisas e trará todas as coisas à sua lembrança, tudo o que eu lhe disse (João 14: 15-17 e 26). )

 

Nesta passagem de João, Jesus promete outro consolador: o Espírito da Verdade, que o mundo ainda não conhecia porque não era suficientemente maduro para poder entender. Este é o consolador enviado pelo Pai para ensinar à humanidade todas as coisas e lembrar o que Cristo havia dito. Portanto, se esse Espírito da Verdade deveria vir posteriormente para ensinar esses assuntos adicionais, era porque Cristo não havia dito tudo. Se o Espírito da Verdade veio nos lembrar do que Cristo havia dito, era porque havia sido esquecido ou não entendido adequadamente.

 

QUEM É O ESPÍRITO CONSOLADOR PROMETIDO POR JESUS?

 

          O CONSOLADOR PROMETIDO

O Espiritismo chegou no tempo previsto para cumprir a promessa de Cristo. Presidido pelo Espírito da Verdade, chama o Homem a observar a lei e revela todo tipo de coisa, tornando compreensível o que Jesus havia dito apenas em forma de parábola. O próprio Cristo havia dado o aviso: "Ouça todos aqueles que têm ouvidos para ouvir". O Espiritismo chegou a abrir os olhos e os ouvidos do homem, porque fala sem figuração ou alegoria, levantando assim o véu que havia sido intencionalmente lançado sobre certos mistérios. Finalmente, chegou a trazer consolo supremo para os deserdados desta Terra e para todos os que sofrem, mostrando-lhes a justa causa de seu sofrimento e o propósito útil de toda dor.

 

QUEM É O ESPÍRITO CONSOLADOR PROMETIDO POR JESUS?

 

Cristo disse: "Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados". Mas como alguém pode se sentir afortunado se não sabe por que sofre? O Espiritismo mostra que a causa do sofrimento está nas existências passadas e no destino deste planeta, no qual o Homem faz expiação pelo seu passado. Explica o objeto por trás do sofrimento, mostrando-o como um processo salutar que produz uma cura e também como um meio de purificação, os quais garantem a felicidade futura.

 

A partir disso, é possível ao homem entender que ele merece todos os seus sofrimentos e acreditar que isso é justo. Ele também aprende que seu sofrimento e dor o ajudarão a progredir e, portanto, é capaz de aceitá-lo sem reclamar, assim como um trabalhador aceita o trabalho que garantirá seu salário. O Espiritismo dá ao homem uma fé inabalável no futuro, para que ele não seja mais incomodado por essa dúvida consumidora em sua alma. Ele também é capaz de ver as coisas do alto, o que faz desaparecer a importância de suas vicissitudes terrenas no vasto e esplêndido horizonte que o Espiritismo coloca diante dele. A perspectiva da felicidade que espera, portanto, lhe dá paciência, resignação e coragem para continuar até o fim de seu caminho.

 

Dessa maneira, o Espiritismo realiza o que Jesus disse sobre o Consolador prometido, trazendo conhecimento daquilo que permite ao Homem saber de onde ele veio, para onde está indo e por que está na Terra; atraindo assim a humanidade para os verdadeiros princípios da lei de Deus e oferecendo consolo através da fé e da esperança.

 


Fonte: CAPÍTULO 6 CRISTO, O CONSOLADOR O jugo suave. O consolador prometido. INSTRUÇÕES DOS ESPÍRITOS: O advento do Espírito da Verdade. Disponível em:

https://www.kardecpedia.com/en/study-guide/887/the-gospel-according-to-spiritism/2262/chapter-6-christ-the-consoler

Receba novidades



Gostou deste artigo? Compartilhe!


Siga-nos nas redes sociais.
AFIRMAÇÕES PARA A SAÚDE PERFEITA
O QUE DIZEM OS ESPÍRITOS, SOBRE DESENCARNES COLETIVOS?