PANDEMIA DE CORONAVÍRUS LIGADA À DESTRUIÇÃO DA VIDA | Misticamente

PANDEMIA DE CORONAVÍRUS LIGADA À DESTRUIÇÃO DA VIDA

 

 

Pandemia de coronavírus ligada à destruição da vida selvagem e dos ecossistemas do mundo

 

O COVID-19 é o exemplo mais recente de como o impacto humano nas áreas da biodiversidade e nos habitats da vida selvagem está relacionado à disseminação de doenças infecciosas.

o consenso científico é que o vírus - SARS-CoV-2 - é uma doença zoonótica que saltou de animal para humano. Provavelmente se originou em um morcego, possivelmente antes de passar por outro mamífero.

 

O impacto humano em habitats naturais, perda de biodiversidade e degradação do ecossistema está tornando os eventos de transbordamento de vírus muito mais prováveis, segundo um novo estudo  de cientistas da Austrália e dos EUA. Ou seja, a pandemia está ligada ao comportamento humano.

 

Desmatamento, invasão de habitat

À medida que as pessoas avançam nos territórios dos animais selvagens para limpar florestas, criar gado, caçar e extrair recursos, estamos cada vez mais expostos aos patógenos que normalmente nunca deixam esses lugares e os corpos em que habitam.

 

No século passado, as florestas tropicais, lar de cerca de dois terços dos organismos vivos do mundo, foram cortadas pela metade. Essa profunda perda de habitat tem efeitos em todo o ecossistema.

Em alguns casos, os cientistas observaram que quando os animais no topo da cadeia alimentar desaparecem, os animais no fundo da cadeia alimentar, como ratos e camundongos que carregam mais patógenos, tendem a preencher esse espaço.

Não se trata apenas de quantas espécies temos em um ecossistema é sobre quais espécies. Cada espécie desempenha um papel diferente no ecossistema e, às vezes, se você substituir uma espécie por outra, isso pode ter um enorme impacto em termos de risco de doença. E às vezes não podemos prever isso.

 

As mudanças de habitat também podem forçar os animais e seus patógenos a ir para outro lugar, incluindo áreas povoadas por pessoas.

Os especialistas falam sobre a importância do conceito "Uma Saúde" à ideia de que a saúde dos animais, o ecossistema e os seres humanos estão interligados e, quando um está desequilibrado, outros seguem o mesmo caminho.

 

Comércio de animais selvagens

Os chamados "mercados úmidos" que vendem produtos, carne e animais vivos são outra incubadora para o surgimento de doenças infecciosas. Colocar animais estressados ​​e doentes em gaiolas juntos é de várias maneiras, o "cenário perfeito" para incubar novos patógenos, uma excelente maneira de transferir doenças de uma espécie para outra, sem contar a crueldade desse tipo de comércio.

 

Mesmo em um nível econômico, seremos forçados a mudar, porque o custo da emergência de doenças e da propagação da vida selvagem será muito maior do que o benefício econômico de nossa exploração do meio ambiente.

Fazemos parte da natureza; fazemos parte do ecossistema em que nossa saúde está ligada à saúde da vida selvagem, à saúde dos animais e à saúde do meio ambiente. Temos que encontrar uma maneira melhor de vivermos juntos em segurança.

 

Fonte: https://www.dw.com/en/coronavirus-pandemic-linked-to-destruction-of-wildlife-and-worlds-ecosystems/a-53078480

 

Receba novidades



Gostou deste artigo? Compartilhe!


Siga-nos nas redes sociais.
PRÁTICAS ESPIRITUAIS HINDUS PARA GERENCIAR A ANSIEDADE EM TEMPOS DIFÍCEIS
O LIVRO DOS ESPÍRITOS, A LEI DA DESTRUIÇÃO E AS PANDEMIAS