CRANBERRY, A PODEROSA FRUTA QUE TRATA E PREVINE A INFECÇÃO URINÁRIA | Misticamente

CRANBERRY, A PODEROSA FRUTA QUE TRATA E PREVINE A INFECÇÃO URINÁRIA

 

 

COMO OCORRE A INFECÇÃO URINÁRIA

O primeiro passo para o desenvolvimento da infecção é a adesão de certas bactérias ao epitélio do trato urinário. Conhecer esta parte é muito importante para se entender como acontece a colonização e, então, como funciona a prevenção ou o tratamento natural, ou seja, sem o uso de antibióticos. Essa adesão acontece porque as bactérias possuem fímbrias, que são como “braços" que servem para se agarrar às paredes do trato urinário. As fímbrias produzem um tipo de “cola" chamada adesina que fortalece a adesão, possibilitando que as bactérias se multipliquem e produzam toxinas que causam danos às células dos tecidos.

 

CRANBERRY, A PODEROSA FRUTA QUE TRATA E PREVINE A INFECÇÃO URINÁRIA

 

O PODER DO CRANBERRY CONTRA A INFECÇÃO URINÁRIA

O tratamento padrão preconizado para as infecções urinárias é o uso de antibióticos. No entanto, o que vemos é uma crescente incidência de resistência bacteriana que justifica a necessidade de alternativas terapêuticas e preventivas diferenciadas.

 

O grande número de mulheres que apresenta infecções recorrentes evidencia também o quão perigoso pode ser o ciclo vicioso que envolve o uso de antibióticos. O tratamento com antibióticos pode causar efeitos não desejados como a destruição da microflora benéfica, o que, consequentemente, causa a infecção oportunista por fungos (candidíase), além de favorecer a crescente resistência bacteriana.

 

A opção natural mais conhecida, preventiva de infecções urinárias recorrentes vem da América do Norte, através de pesquisas sobre os compostos do cranberry (Vaccinium macrocarpon), também chamado de oxicoco. Este fruto de sabor ácido está classificado dentre os 50 mais potentes alimentos antioxidantes e possui uma característica muito importante na prevenção e tratamento das infecções urinárias: fornece uma classe de flavonoides com potente ação antimicróbica – as proantocianidinas (em especial, as PACs tipo A) – e o carboidrato D-manose. A combinação inteligente destes compostos combate a capacidade de adesão das bactérias através das fímbrias.

 

EFEITO PROTETOR DAS PROANTOCIANIDINAS

As proantocianidinas do cranberry, através de um processo conhecido como bacteriostase - ligam-se às fímbrias das bactérias, evitando que se “agarrem” ao revestimento celular do trato urinário e sendo mais facilmente eliminadas.

 

Os efeitos da bacteriostase provocado pelo cranberry, ou seus extratos, já foram comprovados em vários estudos. Um destes foi em 2009, quando um grupo de pesquisadores comparou diretamente um antibiótico com o suplemento diário de extrato de cranberry em mulheres que sofriam de infecção recorrente. O cranberry (500mg) e o antibiótico (100mg de trimetoprina) mostraram ser quase igualmente eficazes na prevenção das infecções urinárias, mas o cranberry não apresentou nenhum efeito colateral apresentado pelos antibióticos.

 

Fonte: https://www.essentialnutrition.com.br/media/artigos/cranberrylift/30.pdf

Receba novidades



Gostou deste artigo? Compartilhe!


Siga-nos nas redes sociais.
FUNCHO: ANTI-INFLAMATÓRIO, ANTIBIÓTICO E EXPECTORANTE
CRAVO-DA-ÍNDIA: ANTIOXIDANTE, ANALGÉSICO E ANTI-INFLAMATÓRIO