AROMATERAPIA: AUMENTE A SEROTONINA EM ATÉ 828% COM A SÁLVIA ESCLARÉIA | Misticamente

AROMATERAPIA: AUMENTE A SEROTONINA EM ATÉ 828% COM A SÁLVIA ESCLARÉIA

 

Nome Botânico:

Salvia sclarea.

 

Outros Nomes:

Esclaréia, Sálvia Romana, Sálvia Moscatel.

  

Óleo Extraído de:

Flores e folhas.

 

Aparência do óleo:

Transparente/fluído.

  

Principais constituintes:

Borneol, salviol, cineol, esclareol, salveno, salvona.

 

Propriedades:

Anti-séptico, calmante, tônico, antiinfeccioso, antiespasmódico, anti-sudorífero, afrodisíaco, tônico dos nervos, anticonvulsivo, antidepressivo, antiinflamatório, anti-séptico, adstringente, carminativo, desodorante.

 

Tem efeito no corpo similar ao estrogênio, sendo um excelente regulador hormonal feminino. Trata problemas menstruais, de parto, cólicas, TPM e Menopausa.

 

AROMATERAPIA: AUMENTE A SEROTONINA EM ATÉ 828% COM A SÁLVIA ESCLARÉIA

 

Sistema Nervoso:

Efeito fortemente sedativo para o sistema nervoso.

É um poderoso tranquilizante mental, tratando enxaqueca e dores de cabeça. A sálvia esclareia aumenta os níveis de serotonina do cérebro, revertendo quadros de insônia.

 

Uma pesquisa de 2010 avaliou de forma comparativa certos óleos essenciais, citados na aromaterapia como antidepressivos, para verificar qual deles seria o mais potente.

Entre os óleos testados, havia os de camomila romana (Anthemis nobilis), salvia esclaréia (Salvia sclarea), alecrim (Rosmarinus officinalis) e lavanda (Lavandula angustifolia).

O teste foi realizado com ratos que receberam os óleos por injeção intraperitoneal (0.1 mL/100 g diluído em óleo de amêndoas), inalação (20 mL de água quente com 1mL de óleo essencial) e dois grupos controle que usaram por injeção e inalação óleo de amêndoas.

 

De todos os óleos testados, a sálvia esclareia (inalação) foi o antidepressivo mais potente identificado, pois seu efeito envolve a modulação de receptores de dopamina no cérebro. O estudo considerou que este óleo essencial pode ser utilizado como um agente terapêutico em pacientes com depressão, e que a associação do tratamento psiquiátrico com a sálvia esclareia pode prevenir os efeitos colaterais de medicamentos por possibilitar redução das doses dos remédios.

Sequencialmente, em 2014 [2], foi realizado o primeiro estudo sobre a ação antidepressiva do óleo de sálvia esclareia em humanos. Vinte e duas mulheres na menopausa (com cerca de cinquenta anos) foram separadas em dois grupos, um com tendência a depressão e o outro não.

Após a inalação deste óleo, os níveis de cortisol diminuíram significativamente (principalmente no grupo com tendência a depressão), enquanto os níveis de serotonina aumentaram (em alguns casos chegou a um aumento de mais de 800%).

 

O TSH (hormônio estimulante da tireoide) reduziu em todos os grupos, mas não de forma significante.

O cortisol alto é associado a estados de estresse e predispõe a quedas na resposta imune e à baixa de serotonina (5-HT) tem relação direta com estados de depressão.

Em testes, observou-se melhoria da depressão, e a autopercepção do estado depressivo por parte das mulheres igualmente se mostrou de grande melhoria.

A sálvia esclareia é também utilizada na aromaterapia no tratamento de sintomas da menopausa, TPM, cólicas e dismenorréia, sendo considerado um óleo essencial harmonizador dos hormônios da mulher.

 

OUTRAS UTILIZAÇÕES:

 

Vias Respiratórias:

Trata tosse, asma, infecções respiratórias, bronquite.

 

Tratamento de Pele e Cabelo:

Trata a pele seca, acne, seborréia, caspa. 
Possui efeitos rejuvenescedores para a pele.

 

Sistema Muscular:

Ótimo para aliviar dores , espasmos e cansaço muscular. É um bom relaxante e tem qualidades antiespasmódicas. Aquece e alivia tensões musculares.
 

É considerado um regulador da pressão arterial.

 

Psicologicamente:

Calmante, anti depressivo e um poderoso sedativo nervoso.

Bom contra depressão pós-parto e TPM.

Alivia o stress, cansaço mental e ansiedade.

Estimulante do humor.

 

Combinações:

Lavanda, Gerânio, Laranja, Jasmim, Rosa, Sândalo, Petitgrain, Hortelã, Ylang Ylang, Manjerona, Bergamota.

 

Cuidados:

Pode causar sonolência, usar com cautela e bem diluído (1%).

 

Nota: Este artigo refere-se a tratamentos naturais e não tem a pretensão de substituir a consulta médica. Consulte sempre seu médico.

 

Namastê!

Fontes:

https://laszlo.ind.br/campanhas/JORNAL_6_AGOSTO_2015_web.pdf / Fábián László /  https://oleosaromaticos.blogspot.com/p/savia-esclareia.html

 

 

 

CURSO DE AROMATERAPIA:

Você já sofreu ou sofre de algum distúrbio crônico e de tempos em tempos aumenta a dose do seu medicamento ou inclui novos medicamentos farmacêuticos?

Apesar de tomar vários medicamentos industrializados para muitas doenças e sofrimentos, você continua doente, mais pobre e se vê longe da tão almejada saúde e bem-estar?

Você não está sozinho.

E você pode VIRAR ESSA CHAVE assumindo a responsabilidade pelas escolhas que faz e tomando consciência dos seus hábitos, questionando o que não te parece tão normal assim.

Nós do Instituto Ekanta entendemos que o caminho para uma vida saudável está em entrar em contato com as causas dos sofrimentos, dos conteúdos psicoemocionais: suas crenças subconscientes limitantes, suas emoções, seus pensamentos de baixa frequência, transformando-os. Clique na imagem abaixo:

 

AROMATERAPIA: AUMENTE A SEROTONINA EM ATÉ 828% COM A SÁLVIA ESCLARÉIA

 

Receba novidades



Gostou deste artigo? Compartilhe!


Siga-nos nas redes sociais.
CONHEÇA 12 USOS MÁGICOS PARA O ALECRIM
ÓLEOS ESSENCIAIS: OS SEGREDOS MAIS BEM GUARDADOS DA NATUREZA - CONHEÇA SEUS PODERES DE CURA