A RELAÇÃO DOS CHAKRAS COM AS GLÂNDULAS ENDÓCRINAS | Misticamente

A RELAÇÃO DOS CHAKRAS COM AS GLÂNDULAS ENDÓCRINAS

 

Os Chakras são conectados entre si por um sistema de “Nádis”(sistema circulatório energético na frequência do duplo etérico). Os Nádis conduzem e regulam o fluxo das energias “yin e yang” em espirais concêntricas.

 

Cada um dos chakras principais está ligado a uma glândula de controle:

O Chakra Coronário está ligado à Pineal, o Frontal à Hipófise, o Laríngeo à Tireóide, o Cardíaco ao Timo, o Gástrico ou Umbilical ao Pâncreas, o Sexual aos Testículos (homem) ou Ovários (mulher) e o Básico, às glândulas Supra-renais, enquanto o Chakra Esplênico está ligado ao Baço, que não é uma glândula.

 

 

Funções dos Centros de Força ou Chakras

 

Centro Coronário (Sahasra): está situado na região central do cérebro. Na sede da mente, centro que assimila os estímulos do Plano Superior.  Coronário é quem orienta a forma, o movimento, a estabilidade, o metabolismo orgânico e a vida consciência da alma encarnada ou desencarnada.

O “Centro Coronário” está, sutilmente, ligado a “Glândula Pineal ou Epífise”, a glândula mais alta do sistema endócrino, situada bem no centro da cabeça, logo abaixo dos dois hemisférios cerebrais.

Este centro supervisiona os demais Centros Vitais que lhe obedecem ao impulso, procedente do Espírito. No Coronário temos o ponto de interação entre as forças do Espírito e as forças físio- psicossomáticas organizadas.

Na tradição hindu ele é conhecido como “Chakra da Coroa”, e está representado por uma flor de lótus de mil pétalas. Sua cor é violeta ou branco. Em sânscrito é “Sahasra”, e é através dele que recebemos a luz divina.

Do Coronário parte a corrente de estímulos espirituais com ação difusível sobre a matéria mental que o envolve, transmitindo aos demais Centros da alma os reflexos vivos de nossos sentimentos, idéias e ações.

 

Centro Cerebral ou Frontal (Ajna): está situado na região central do cérebro, contíguo ao Coronário, com influência decisiva sobre os demais centros vitais. Ajna governa o córtice encefálico na sustentação dos sentidos, marcando a atividade das glândulas endócrinas, administrando o sistema nervoso, em toda a sua organização, coordenação e atividade.

O “Centro Cerebral ou Frontal” está ligado a “Glândula Pituitária ou Hipófise”, e tem relação direta com diversos fenômenos de clarividência, intuição e percepções para psíquicas.

Na tradição Hindu ele é conhecido como o “Chakra do  terceiro olho”, por situar-se entre as sobrancelhas. Em sânscrito é“Ajna”, o Centro de Comando e sua cor é o Azul índigo. É o Chakra da visão espiritual, da intuição, da percepção, da aprendizagem, do conhecimento, da síntese intelectual e da responsabilidade, pelo qual se aprende e se guarda na memória as informações.

 

Centro Laríngeo (Vishudda): está situado em frente da garganta. É o responsável pela energização da boca, garganta e órgãos respiratórios. É o Centro da comunicação do ser humano no mundo.

O “Centro Laríngeo” está ligado a “Glândula Tireóide”. É considerado também como um filtro energético que bloqueia as energias emocionais, para que elas não cheguem até os chakras da cabeça. Na tradição hindu ele é conhecido como “Vishudda”, o purificador. Quando bem desenvolvido, de forma geral, facilita a psicofonia e a clariaudiência e indica força de caráter e capacidade mental. Sua cor é o Azul claro.

Está ligada a sensibilidade mediúnica, que capta a criatividade vinda de outras consciências. Por isso os grandes iniciados sempre ensinaram sobre o silêncio, que capta a criatividade e melhora a expressão.

 

Centro Cardíaco (Anahata): está situado no centro do peito e é responsável pela energização do sistema cardiorrespiratório. É considerado o canal de movimentação dos sentimentos. O “Centro Cardíaco” está ligado a “Glândula Timo”. Bem desenvolvido, torna-se um canal de amor para o trabalho de assistência espiritual. Por isso é o centro mais afetado pelo desequilíbrio emocional.

Na tradição hindu ele é conhecido como “Anahata”. Seu nome significa o inviolável, o invicto, o som sutil do espírito imperecível. Cor verde (cura) ou Rosa (amor). Quando ativado desenvolve todo o potencial para o amor altruísta. Quando enfraquecido indica a necessidade de se libertar do egoísmo e de cultivar maior dedicação ao próximo.

Este centro é, por excelência, o canal de toda transformação afetiva, em que o homem instintivo se transforma em espiritual. Todo amor, toda qualidade afetiva, todo idealismo por algo melhor está no Chakra do coração. Toda cura, todo toque terapêutico e toda assistência espiritual vibra nesse centro.

Esse Centro é um sol peitoral que jamais poderá ser envenenado pelas péssimas vibrações da vingança.

 

 

Plexo Solar (Manipura: O “Centro Gástrico” está situado na região Abdominal, sendo o responsável pela digestão dos alimentos, pelas emoções e pelo metabolismo. O “Centro Gástrico ou Plexo Solar” é, por excelência, o centro das emoções inferiores, misturadas com o processo da alimentação normal. É um centro de grande vitalidade.

Quando muito energizado, indica que a pessoa é voltada para as emoções e prazeres imediatos. Quando fraco sugere carência energética, baixo magnetismo. Está ligado ao “Pâncreas”, que é uma Glândula do sistema digestivo e endócrino. Bem desenvolvido, facilita a percepção das energias ambientais. Quando está bloqueado, causa enjôo, medo ou irritação.

Na tradição hindu seu nome é “Manipura”, que significa a cidade das jóias. Sua cor é o amarelo. É um centro de grande capacidade ectoplásmica. E tem alta ressonância com as energias dos vegetais, com as energias da natureza em geral, o mar, o vento, etc.

 

Centro Genésico (Swadhistana) O “Centro Genésico” está situado abaixo do umbigo sendo o responsável pela energização geral do organismo, por ele penetram as energias cósmicas mais sutis, que a seguir são distribuídas pelo corpo.

Na tradição hindu seu nome é “Swadhistana”, que significa a morada do “eu” ou a morada do sol ou ainda a morada do prazer. Sua cor é a laranja. Quando o “Centro Genésico ou Sexual” está bloqueado causa impotência sexual ou desânimo. Quando está super-excitado causa intenso desejo sexual.

Bem desenvolvido, estimula o melhor funcionamento dos outros Chakras e ajuda no despertar da Kundalini. É o Chakra da troca sexual e da alegria.

 

Centro Básico (Muladhara): O “Centro Básico” está situado na área da base da coluna vertebral. É o responsável pela absorção da energia telúrica e pelo estimulo direto da energia no corpo e na circulação do sangue. Está ligado as “Glândulas supra-renais” e tem relação direta com os fenômenos bioenergéticos e parapsíquicos oriundos da ativação da Kundalini.

Na tradição indiana seu nome é “Muladhara” que significa  base e fundamento, suporte. Sua cor é o vermelho. Quando esse Chakra está enfraquecido indica distúrbios da sexualidade ou disfunções endócrinas. Quando muito energizado, indica excesso de hormônios, sexualidade exagerada.

 

Obs.:  

Em alguns lugares veremos que os sete chakras principais são: Coronário, Cerebral (Frontal), Laríngeo, Cardíaco, Gástrico (Plexo Solar), Sexual (Genésico) e o Básico, e em outros lugares, ao invés do “Sexual teremos o Esplênico”.

 

Ester de Susan. Aloha!

Fontes Pesquisadas: Evolução em Dois Mundos- André Luiz / Os Chakras- Wagner Borges / harmoniaespiritual

 

Querido Irmão de Jornada, desperte o imenso poder que habita em você através da ativação do 7 chakras! Clique na imagem abaixo:

 

A RELAÇÃO DOS CHAKRAS COM AS  GLÂNDULAS ENDÓCRINAS

 

 

Receba novidades



Gostou deste artigo? Compartilhe!


Siga-nos nas redes sociais.
ATRAVÉS DA PINEAL ACONTECE A CONEXÃO ENTRE O MUNDO FÍSICO E O ESPIRITUAL
OS CENTROS VITAIS E O PERISPÍRITO