5 ARMADILHAS DO EGO ESPIRITUAL E COMO EVITÁ-LAS | Misticamente

5 ARMADILHAS DO EGO ESPIRITUAL E COMO EVITÁ-LAS

 

5 ARMADILHAS DO EGO ESPIRITUAL E COMO EVITÁ-LAS

 

 

Embora muitos de nós possamos ter um relacionamento amor-ódio com nosso ego, é necessário lembrar que ele atende um importante papel espiritual. 

 

No positivo, isso nos dá uma identidade pessoal distinta que nos ajuda a cumprir nosso propósito de vida, permitindo-nos compartilhar presentes de alma únicos com o mundo enquanto trabalhamos no nosso karma.

 

No negativo, o ego nos engana em tornar-nos excessivamente identificados com nossos corpos, pensamentos e emoções. Este anexo nos impele a acreditar que somos fundamentalmente separados de Deus, uns aos outros e até mesmo separados de nossas próprias almas, o que nos leva ao sofrimento. 

 

À medida que o mundo evolui espiritualmente, muitos buscadores estão despertando da escuridão da alma e começando a se afastar lentamente da consciência do ego centrada no corpo. Em vez de nos identificarmos como meros corpos físicos que nascem e morrem, começamos a nos ver como seres espirituais com uma experiência humana. Nesta fase do desenvolvimento espiritual, compreendemos intelectualmente que a vaidade, o orgulho e o egocentrismo são armadilhas para a alma.

 

5 ARMADILHAS DO EGO ESPIRITUAL E COMO EVITÁ-LAS

  

Aqui está o declive escorregadio: quanto mais aprendemos teoricamente sobre a espiritualidade sem aplicá-la às nossas vidas cotidianas, mais provável é que nos tornemos egocêntricos em nossas crenças espirituais. Como um lobo com roupas de ovelha, o ego espiritual pode se esconder atrás do juízo, dogma religioso ou um falso senso de superioridade moral sobre os outros. Isso é prejudicial, pois nos priva do impulso para fazer o trabalho espiritual mais profundo que precisamos para crescer e curar.

 

Abaixo estão algumas das armadilhas espirituais mais comuns do ego:

 

1) Espiritualidade intelectualizadora:

Embora a energia mental seja útil ao memorizar citações inspiradoras e textos sagrados, confiar na compreensão do intelecto sobre conceitos espirituais esotéricos pode bloquear experiências mais profundas de sua verdade. A essência da verdadeira fé e devoção está além do alcance da lógica do ego. Há uma diferença entre conhecer o caminho e caminhar pelo caminho.

 

2) Crenças Dogmáticas:

O pensamento fundamentalista é uma forma do ego chegar a ser "certo" e deixar de crescer espiritualmente. Se você se encontrar em debates espirituais com os outros, ou se precisar de alguém para "obter" a verdade sobre sua religião ou crenças espirituais, provavelmente é seu ego, e não seu espírito, conversando. Como diz Lao Tzu: "Quem sabe não fala. Aquele que fala não sabe ".

 

3) Julgando pessoas que são menos "espiritualmente avançadas" do que você:

Você acredita que algumas pessoas são "salvas" e "escolhidas" e outras não são? Você olha para baixo para outros que são mais novos em seu caminho espiritual? De Jesus a Buda, todos os verdadeiros santos compartilham um traço comum: profunda humildade em submissão a Deus. Se suas crenças espirituais levam você a julgar os outros, ou considerá-los menos "espirituais", você pode estar escondendo uma sensação mais profunda de incerteza sobre sua própria fé que merece atenção e resolução.

 

4) Usar uma Máscara de Positividade Excessiva:

Se você se ouve usando a palavra "épico" ou "incrível" para descrever suas experiências cotidianas, mesmo quando elas estão longe de serem estelares, você pode estar mais preocupado com o que os outros pensam sobre você do que o que realmente sente. Isso é vaidade. Mesmo as pessoas mais espirituais têm dias ruins e ter coragem suficiente para ser honesto com suas emoções é um ingrediente chave para a libertação da alma.

  

5) Tendo um "Complexo de Messias":

Você acha que depende de você salvar o mundo ou outras pessoas de experiências ruins? Se assim for, você pode ter um complexo de Messias, uma das formas mais perniciosas de arrogância espiritual. Embora seja importante servir aos outros, como seres humanos, não somos oniscientes, onipresentes nem onipotentes: só Deus é. Quando nos entregamos à vontade de um poder superior em nossas vidas, torna-se mais fácil aceitar que sempre existe um plano-mestre que se desdobra além do nosso controle e compreensão.

 

Embora seja fácil escorregar para qualquer uma dessas armadilhas do ego, a humildade, a compaixão e a paciência irão ajudá-lo a se retirar e continuar em frente com sua escolaridade espiritual. Enquanto a jornada da alma pode se revelar longa e árdua às vezes, o destino da libertação espiritual é finalmente assegurado para todos os que permanecem no caminho.

 

Namastê!

Nina Greguer

Fonte:Spirituality & Health 

 

Querido Irmão de Jornada, se você gostou deste artigo poderá gostar de nosso Curso sobre Chakras. Clique na imagem abaixo:

 

5 ARMADILHAS DO EGO ESPIRITUAL E COMO EVITÁ-LAS

Receba novidades



Gostou deste artigo? Compartilhe!


Siga-nos nas redes sociais.
AS FERIDAS EMOCIONAIS SE PROPAGAM ATRAVÉS DOS LAÇOS FAMILIARES
AS 4 LEIS DO DESAPEGO PARA A LIBERDADE EMOCIONAL